Caminhada - Não às Minas, Sim à Vida

20-08-2021

Agora é o momento!

É o momento de fazermos as nossas escolhas para o nosso território. É o momento de clamar pela nossa saúde, pelo nosso bem-estar e pelo nosso desenvolvimento económico sustentado. Foi aprovado o Plano de Recuperação e Resiliência, que prevê o financiamento de empresas para, nomeadamente, a extracção de lítio.
Em simultâneo, foi aprovado um diploma legal, que "maquilhou" de verde a regulamentação dos depósitos minerais já existente, não protegendo verdadeiramente as populações afectadas por pedidos de prospecção e pesquisa ou de exploração mineiros, mais parecendo transformar o Estado numa espécie de lobista da indústria mineira e da sua reputação. Por outro lado, estamos à porta das eleições autárquicas.Formou-se a "tempestade perfeita". É o momento de dizermos o que queremos para a nossa região!Desde 2017, as populações locais têm rejeitado o projecto de exploração proposto para a Argemela, atendendo à sua característica principal, que seria a da coabitação impossível da actividade mineira (no caso, a céu aberto) com as pessoas e os seus bens (sobretudo as habitações), os recursos essenciais, como a água nos seus diferentes estados, os solos, os ecossistemas locais e os serviços que prestam, e as actividades como a agricultura, a pecuária ou o turismo sustentável, coabitação que promoveria a pobreza, a doença e a desertificação da região.
Vamos dizê-lo mais alto!
A associação GPSA, no âmbito das várias iniciativas que tem levado a cabo e levará, aceitou o convite para participar na caminhada de contestação, em Gonçalo/Guarda, amanhã (21/08), às 9h30.


 https://www.facebook.com/events/518541259239401/


Pela Preservação da Serra da Argemela
Todos os direitos reservados 2017
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora