APOIOS DE ESPANHA PARA A ARGEMELA

26-10-2018

O director do Museu Arqueológico José Alves Monteiro do Fundão anunciou o apoio de dois apoios espanhóis na luta pela preservação da Serra da Argmela. 

Pedro Salvado, que falava no terceiro e último painel do debate sobre o Futuro da Argemela- Uma questão intermunicipal, que decorreu no auditório da ARPAZ, na freguesia de Barco (Covilhã), defendeu que o tema ultrapassa as fronteiras nacionais e "no mínimo é da Península Ibérica".

OIÇA AQUI EM: https://audiomack.com/song/cova-da-beira/peca-argemela-3...

Para Maria do Carmo Mendes, do Grupo Pela Preservação da Serra da Argemela, a identidade cultural e valorização patrimonial "são dois aspectos basilares a aplicar doravante face à ameaça de destruição que paira sobre o Castro da Argemela, não apenas pelos municípios que abrange mas muito particularmente pelas freguesias onde se inscreve".

Dada a sua singularidade no contexto histórico-arqueológico nacional, a docente afirma que" urge a criação de sinergias municipais que zelem efectivamente pela sua preservação in situ, estudo e divulgação - e neste último aspecto, a promoção da estrutura arqueológica no âmbito na Rota dos Castros e da Rota do Zêzere da futura Rota do Volfrâmio".

Maria do Carmo Mendes não tem dúvidas que preservar a Serra da Argemela é proteger o Castro da Argemela

"Não se pode recuperar o que foi destruído pelo tempo e pela acção humana, mas pode-se prevenir, mudar o paradigma e dar finalmente ao Castro da Argemela o lugar na história - e na região- que indubitavelmente merece", conclui.

Link:

 https://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/48928?fbclid=IwAR0VNIn-rc66uOWxIDa5XmMit-PtQDEf-UiQUQjeHA579QAmy1k0-QYb33c 


Pela Preservação da Serra da Argemela
Todos os direitos reservados 2017
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora